Oromotores

A maneira certa e errada de alimentar com colher

Você sabia que existe uma maneira certa e errada de alimentar com colher? O caminho errado envolve levantar a mão para cima enquanto remove a colher da boca da criança. Este método raspa a colher contra os dentes, gengivas e / ou lábio superior para retirar a comida da colher.

A raspagem não é a maneira normal e natural de se alimentar. E especificamente para crianças com atrasos motores orais, é uma oportunidade perdida, pois não permite que os lábios façam o seu trabalho e fechem em torno da colher. Também pode forçar a cabeça da criança para trás enquanto tentam “alcançar” a colher acima. […]

Para alimentar com colher da maneira certa: Coloque a colher em cima da língua e segure-a até que a criança feche os lábios. Em seguida, retire a colher para fora da boca (não em ângulo). O queixo deve ficar reto e não inclinado para cima. […]

As crianças devem instintivamente fechar os lábios, mas se não, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar essa habilidade motora oral:

1. Dê tempo – você pode ter que manter a colher lá e esperar um momento para ela realizar o fechamento dos lábios.

2. Você também pode pressionar suavemente a língua um pouco para estimular os lábios a se fecharem.

3. Para crianças com defensiva oral, uma colher vibrante pode ajudar a “acordar” a boca ou diminuir as sensibilidades. Fazer massagem nas gengivas antes das refeições (e durante todo o dia) pode ajudar também.

4. Você pode precisar esticar os lábios antes para ajudar no fechamento dos lábios.

Existem muitas técnicas diferentes que você pode tentar esticar os lábios:

• Gentilmente estique o lábio superior para baixo com o dedo (ou com o dedo inteiro para aumentar o input). Repita no lábio inferior, esticando-o suavemente para cima. Você também pode fazer isso com um Y-Chew. (mordedor)

• Aperte suavemente o filtro labial (a pele entre o nariz e o lábio superior) e puxe para baixo. Repita na pele logo abaixo do meio do lábio inferior, puxando para cima suavemente.

• Toque seu dedo indicador no polegar. Coloque-os logo abaixo do nariz e estique os dedos um do outro ao longo da linha dos lábios. Repita o mesmo movimento logo abaixo do lábio inferior.

• Fique atrás da criança e coloque o dedo indicador acima do lábio superior e do dedo médio abaixo do lábio inferior. Feche os dedos como uma tesoura para fechar os lábios.

O terapeuta da criança pode guiá-lo através destas dicas. Tenha em mente que esticar os lábios antes de a criança comer pode não ser suficiente. Observe como eles comem e se eles perdem o fechamento, você pode fazer alguns alongamentos novamente. Além disso, certifique-se de não carregar a colher com muita comida. A colher não é uma pá! Pequenos pedaços ​​são melhores. Demasiada comida pode ser ruim. […]

Normalmente, quando eu vejo pais alimentando seus filhos de forma errada, é porque eles não sabem o caminho certo, ou eles estão com pressa. Portanto, agora que você é especialista no caminho certo, não se esqueça de aproveitar seu tempo durante as refeições. Você levará mais tempo, mas haverá menos perda de comida, menos salivação e muito mais benefício motor oral em deixar os lábios treinarem.


By Debra C. Lowsky, MS, CCC-SLP on 22nd Nov 2015

https://www.arktherapeutic.com/blog/the-right-and-wrong-way-to-spoon-feed/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *